BLOGGER PARA CONSULTA E ACOMPANHAMENTO DOS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS NAS AULAS DA DISCIPLINA CDPEF (CONHECIMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS EM ENSINO FUNDAMENTAL) COM BASE NO CURRÍCULO MÍNIMO 2013 - SEEDUC, AINDA EM VIGOR.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

1º BIMESTRE - CURRÍCULO DEFINIÇÃO, NÍVEL DE ABRANGÊNCIA E FINALIDADE

Recordando o texto de Brandão:

Existem várias educações
Cada educação atende a uma finalidade, formar determinado "tipo" de homem para determinada sociedade
Esse programa educacional diferenciado, presente na sociedade indígena e na sociedade branca exposto no texto, podemos chamar de currículo.


"Assim, quando são necessários guerreiros ou burocratas, a educação é um dos meios de que os homens lançam mão para criar guerreiros ou burocratas. Ela ajuda a pensar tipos de homens. Mais do que isso, ela ajuda a criá-los, através de passar de uns para os outros o saber que os constitui e legitima. Mais ainda, a educação participa do processo de produção de crenças e ideias, de qualificações e especialidades que envolvem as trocas de símbolos, bens e poderes que, em conjunto, constroem tipos de sociedades."
 (Fragmento do texto de Carlos Brandão. Educação? Educações: Aprender com o Índio)

 CURRÍCULO
Introdução

O currículo teve diversas definições ao longo da história educacional, decorrentes de contextos históricos variados e, claro, da finalidade da educação em cada um deles, sendo um dos fatores de maior influência na qualidade do ensino. No entanto, não existe uma noção, mas várias noções de currículo, tantas quantas as perspectivas adotadas.
 A palavra currículo encontra-se na raiz da palavra latina curriculum, derivado do verbo scurrere que significa caminho a percorrer, percurso a seguir. 
É a base para o planejamento da prática pedagógica dos professores, como também o compromisso para com os alunos, por isso, torna-se necessário estudá-lo e refletir sobre questões de natureza teórica que norteiam a sua construção. Podemos concluir que não há unanimidade no que tange a uma definição única deste termo. Vários estudiosos como já identificaram cerca de trinta concepções diferentes, entendimentos diferentes sobre o termo, cada uma, comprometida ou não com sua época , corrente pedagógica ou teoria de aprendizagem.
Para entendermos, precisamos considerar suas diferentes dimensões: social, política, econômica e cultural. Resumindo, a expressão é usada para designar programa de uma disciplina, conjunto de atividades, as metodologias e os materiais usados no processo ensino aprendizagem. No entanto, a reflexão para entendermos objetivamente o que venha a ser currículo, implica na investigações de suas diferentes dimensões, já citadas nesta introdução. Só assim, poderemos entender as forças diversas oriundas de cada contexto histórico que influenciaram o processo de desenvolvimento curricular.
Historicamente esteve sempre impregnado a um projeto de controle do processo de ensino e aprendizagem, desde seus primórdios apontava uma associação entre conceito de ordem e método, caracterizado também como um instrumento facilitador da administração escolar.
Definições
 
O currículo pode ser identificado como o plano de estudo. Neste caso, significa um pouco mais do que o elenco e a sequência de matérias propostas para um dado ciclo de estudos, um nível de escolaridade ou curso.
Em termos práticos como escreve Ribeiro (1989), "o plano curricular concretiza-se na atribuição de tempos letivos semanais a cada uma das disciplinas que o integram de acordo com o seu peso relativo no conjunto dessas matérias e nos vários anos de escolaridade que tal plano pode contemplar." Este conceito de currículo muito próximo do conceito de programa, como foi formulado por Bobbit (1922), evoluiu para um conceito mais amplo que privilegia o contexto escolar e todos os fatores que nele interferem.
Procurando traduzir novas concepções, ainda Ribeiro (1989), propôs a seguinte definição mais operacional de currículo: "Plano estruturado de ensino aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover."
Mas o currículo não é só uma planificação, um plano, um registro. Ele é também uma prática em que se estabelece o diálogo entre os agentes sociais, os técnicos, as famílias, os professores e os alunos. O currículo é determinado pelo contexto e nele adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas.
Atualmente,  currículo é considerado como um conjunto de experiências, vivências e atividades convergentes na escola para objetivos educacionais e, por isso, estas devem ser trabalhadas de forma interdisciplinar e transdisciplinar por  facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, uma vez que, segundo BORSA, 2007 p.2. "é na Escola que se constrói parte da identidade de ser e pertencer ao mundo; nela adquirem-se os modelos de aprendizagem, a aquisição de princípios éticos e morais que permeiam a sociedade. Na escola depositam-se expectativas, bem como as dúvidas, inseguranças e perspectivas em relação ao futuro e à suas próprias potencialidades." 
 O currículo pode ser interpretado sob duas perspectivas complementares e não excludentes, em que cada uma está de acordo com o nível de abrangência. 
                Nível de abrangência
                   Sentido amplo
Segundo Samuel Rocha Barros, em sentido amplo, o "currículo escolar abrande todas as experiências escolares". "É a totalidade das experiências de aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola" (Jamesom Hicks). "São todas as experiências dos alunos que são aceitas pela escola como responsabilidade própria" (Ragan). "São todas as atividades através das quais o aluno aprende". (Hounston).
                   Sentido restrito
"O currículo escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino." Aqui reforçamos a presença de dois outros conceitos importantes: o de plano de estudo como listas de matérias que devem ser ensinadas em cada grau ou ano. E o de programa de ensino em relação aos conteúdos correspondes a cada matéria.
Finalidade 
O currículo tem como finalidade a construção da identidade dos alunos na medida em que ressalta a individualidade e o contexto social que estão inseridos. Além de ensinar ou transmitir de forma passiva um determinado conteúdo, deve aguçar a capacidade reflexiva, a criticidade e as potencialidades dos alunos em face de uma realidade passível de ser transformada mediante a intervenção dos mesmos. Por isso, torna-se necessário entender as teorias que sempre nortearam a definição de um determinado currículo em função dos objetivos a serem atingidos.


BOBBITT, Franklin. Curriculum Making in Los Angeles. Chicago: University of Chicago Press, 1922.
 COLL, Cesar. Psicologia e Currículo, São Paulo: Ática, 1996. 
MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997.
 RIBEIRO, Victoria Maria Brant A questão da qualidade do ensino nos planos oficiais de desenvolvimento da educação: 1955/1960. Em Aberto, Brasília, ano 8, n.44, p.35-44, out./dez. 1989.
 SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/ método no processo pedagógico. Campinas: Autores Associados, 1994.

SILVA. T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 
TYLER, Ralph. Princípios Básicos de Currículo e Ensino. Porto Alegre: Globo, 1974. http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/135/115