Existem várias educações
Cada educação atende a uma finalidade, formar determinado "tipo" de homem para determinada sociedade
Esse programa educacional diferenciado, presente na sociedade indígena e na sociedade branca exposto no texto, podemos chamar de currículo.
"Assim,
quando são necessários guerreiros ou burocratas, a educação é um dos meios de
que os homens lançam mão para criar guerreiros ou burocratas. Ela ajuda a
pensar tipos de homens. Mais do que isso, ela ajuda a criá-los, através de
passar de uns para os outros o saber que os constitui e legitima. Mais ainda, a
educação participa do processo de produção de crenças e ideias, de
qualificações e especialidades que envolvem as trocas de símbolos, bens e
poderes que, em conjunto, constroem tipos de sociedades."
(Fragmento do texto de Carlos Brandão. Educação? Educações: Aprender com o Índio)
CURRÍCULO
Introdução
O currículo teve diversas definições ao longo da história educacional,
decorrentes de contextos históricos variados e, claro, da finalidade da
educação em cada um deles, sendo um dos fatores de maior influência na
qualidade do ensino. No entanto, não existe uma noção, mas várias noções de
currículo, tantas quantas as perspectivas adotadas.
A palavra currículo encontra-se na raiz da palavra latina curriculum,
derivado do verbo scurrere que significa caminho a percorrer, percurso a
seguir.
É a base para o planejamento da prática pedagógica dos professores, como
também o compromisso para com os alunos, por isso, torna-se necessário
estudá-lo e refletir sobre questões de natureza teórica que norteiam a
sua construção. Podemos concluir que não há unanimidade no que tange a
uma definição única deste termo. Vários estudiosos como já identificaram
cerca de trinta concepções diferentes, entendimentos diferentes sobre o
termo, cada uma, comprometida ou não com sua época , corrente
pedagógica ou teoria de aprendizagem.
Para entendermos, precisamos considerar suas diferentes dimensões: social, política, econômica e cultural.
Resumindo, a expressão é usada para designar programa de uma
disciplina, conjunto de atividades, as metodologias e os materiais
usados no processo ensino aprendizagem. No entanto, a reflexão para
entendermos objetivamente o que venha a ser currículo, implica na
investigações de suas diferentes dimensões, já citadas nesta introdução.
Só assim, poderemos entender as forças diversas oriundas de cada
contexto histórico que influenciaram o processo de desenvolvimento
curricular.
Historicamente esteve sempre impregnado a um projeto de controle do
processo de ensino e aprendizagem, desde seus primórdios apontava uma
associação entre conceito de ordem e método, caracterizado também como
um instrumento facilitador da administração escolar.
Definições
O currículo pode ser identificado como o plano de estudo. Neste caso, significa um pouco mais do que o elenco e a sequência de matérias propostas para um dado ciclo de estudos, um nível de escolaridade ou curso.
Em termos práticos como escreve Ribeiro (1989), "o plano curricular concretiza-se na atribuição de tempos letivos semanais a cada uma das disciplinas que o integram
de acordo com o seu peso relativo no conjunto dessas matérias e nos
vários anos de escolaridade que tal plano pode contemplar." Este
conceito de currículo muito próximo do conceito de programa, como foi formulado por Bobbit (1922), evoluiu para um conceito mais amplo que privilegia o contexto escolar e todos os fatores que nele interferem.
Procurando traduzir novas concepções, ainda Ribeiro (1989), propôs a seguinte definição mais operacional de currículo: "Plano
estruturado de ensino aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados
de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos
ou experiências de aprendizagem a promover."
Mas o currículo não é só uma planificação, um plano, um registro. Ele é também uma prática em que se estabelece o diálogo entre os agentes sociais, os técnicos, as famílias, os professores e os alunos. O currículo é determinado pelo contexto e nele adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas.
Atualmente, currículo é considerado como um conjunto de
experiências, vivências e atividades convergentes na escola para
objetivos educacionais e, por isso, estas devem ser trabalhadas de forma
interdisciplinar e transdisciplinar por facilitar o processo de ensino
e aprendizagem dos alunos, uma vez que, segundo BORSA, 2007 p.2. "é
na Escola que se constrói parte da identidade de ser e pertencer ao
mundo; nela adquirem-se os modelos de aprendizagem, a aquisição de
princípios éticos e morais que permeiam a sociedade. Na escola
depositam-se expectativas, bem como as dúvidas, inseguranças e
perspectivas em relação ao futuro e à suas próprias potencialidades."
O currículo pode ser interpretado sob duas perspectivas complementares e
não excludentes, em que cada uma está de acordo com o nível de
abrangência.
Nível de abrangência
Sentido amplo
Segundo Samuel Rocha Barros, em sentido amplo, o "currículo escolar
abrande todas as experiências escolares". "É a totalidade das experiências
de aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola" (Jamesom Hicks).
"São todas as experiências dos alunos que são aceitas pela escola como
responsabilidade própria" (Ragan). "São todas as atividades através das
quais o aluno aprende". (Hounston).
Sentido restrito
"O currículo escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas em
determinado curso ou grau de ensino." Aqui reforçamos a presença de dois
outros conceitos importantes: o de plano de estudo como listas de
matérias que devem ser ensinadas em cada grau ou ano. E o de programa de
ensino em relação aos conteúdos correspondes a cada matéria.
Finalidade
O currículo tem como finalidade a construção da identidade dos alunos na
medida em que ressalta a individualidade e o contexto social que estão
inseridos. Além de ensinar ou transmitir de forma passiva um determinado
conteúdo, deve aguçar a capacidade reflexiva, a criticidade e as
potencialidades dos alunos em face de uma realidade passível de ser
transformada mediante a intervenção dos mesmos. Por isso, torna-se
necessário entender as teorias que sempre nortearam a definição de um
determinado currículo em função dos objetivos a serem atingidos.
BOBBITT, Franklin. Curriculum Making in Los Angeles. Chicago: University of Chicago Press, 1922.
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