BLOGGER PARA CONSULTA E ACOMPANHAMENTO DOS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS NAS AULAS DA DISCIPLINA CDPEF (CONHECIMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS EM ENSINO FUNDAMENTAL) COM BASE NO CURRÍCULO MÍNIMO 2013 - SEEDUC, AINDA EM VIGOR.

quinta-feira, 2 de maio de 2019

2ºBIMESTRE - AS MARCAS DO HOMEM

EM GRUPO, PEGUEM OS OBJETOS.

OBSERVEM O QUE TROUXERAM, FALEM SOBRE OS OBJETOS PARA OS COLEGAS. (POR QUAL MOTIVO O TROUXERAM, DE QUEM SÃO, QUANDO COMPRARAM/OU GANHARAM, DE ONDE VEIO, DE QUE É FEITO, PRA QUE SERVE, QUEM FABRICA, SE TEM VALOR SENTIMENTAL, SE LEMBRA ALGUÉM...)

AGORA PENSE:

QUAIS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA OU DE GEOGRAFIA EU PODERIA TRABALHAR A PARTIR DESTE OBJETO???

2º BIMESTRE - INTRODUÇÃO

 Qual a importância das Ciências Humanas?
O que estudo e ensina-se na Geografia? E na História?
Qual a relação entre essas duas disciplinas?
Por qual motivos o ensino da História e da Geografia é marcado por tantos lemas como por exemplo:

História e Geografia são decoreba.
História é só pra estudar o que já passou, parece matéria do passado.
A História só pode ser aprendida de forma linear, ou seja, um fato depois do outro em ordem cronológica.
A Geografia tem como principal função nos mostrar o espaço físico, nomear e nos situar neste espaço.
Só existe uma verdade.
A Geografia e a História não possuem uma aplicabilidade prática.
Geografia é a descrição da Terra e dos lugares.
A gente não faz parte da História.
Só é História o que está nos livros.