BLOGGER PARA CONSULTA E ACOMPANHAMENTO DOS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS NAS AULAS DA DISCIPLINA CDPEF (CONHECIMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS EM ENSINO FUNDAMENTAL) COM BASE NO CURRÍCULO MÍNIMO 2013 - SEEDUC, AINDA EM VIGOR.

domingo, 10 de março de 2019

1º BIMESTRE - FICHA DO LIVRO PINÓQUIO ÀS AVESSAS


Instituto de Educação Carmela Dutra
Disciplina CDPEF – 3ª série
FICHA PINÓQUIO ÀS AVESSAS (Rubem Alves)
Aluno (a)_________________________________________________Turma ____________  VALOR ___________



1) “Pinóquio era um menino de madeira, não era um menino de verdade. Para se tornar um menino de verdade, ele teria de ir à escola. Pinóquio fugiu da escola, aí lhe cresceram as orelhas e rabo de burro. Quem não vai à escola fica burro” (...)
Assinale a alternativa que NÂO está de acordo com o período acima.
A) A criança é um ser que precisa “se construir” (uma sementinha), precisa de ajuda para florir e precisa da escola para orienta-lo nesse processo de aprendizado dos conhecimentos construídos historicamente, os quais só terá acesso através dela. E todas as crianças são iguais.
B) A criança é uma página em branco, não tem conhecimentos que serão importantes para sua vida, por isso, a escola precisa realizar a tarefa de ensinar, preparando-as.
C) A criança traz conhecimentos para o ambiente escolar. É um ser sócio, histórico e cultural.

2) A ideia de que só a escola poderia fazer do menino de madeira, gente de verdade, carrega em si a ideia de que:
A) A educação formal não tem valor. O que tem valor é a educação para a vida.
B) A educação informal acontece em todos os locais e é a mais importante. É toda atividade sistematizada e organizada.
C) A educação formal é institucionalizada e é através dela as crianças têm acesso aos conhecimentos construídos historicamente pela sociedade que os considera imprescindíveis. Para muitas pessoas, apenas os conhecimentos vinculados pela escola têm valor, não promovendo nenhuma relação dos conhecimentos científicos com os conhecimentos dos alunos.

3) Curiosidade, criatividade, imaginação, investigação, afetividade... São aspectos que fazem parte do processo de aprendizagem, no entanto, para algumas teorias da aprendizagem, essas habilidades não são valorizadas. Assinale a opção, cuja teoria não valoriza esses aspectos no processo de aprendizagem:
A) Humanismo
B) Cognitivismo
C) Comportamentalismo

4) Ausubel elaborou a teoria da aprendizagem significativa. Segundo ele, há uma diferença entre aprendizagem significativa e aprendizagem mecânica. Segundo sua teoria, podemos afirmar que:
A) Aprendizagem significativa não ocorre quando uma nova informação é relacionada a um aspecto relevante, já existente, na estrutura cognitiva do aprendiz.
B) A aprendizagem mecânica não ocorre quando a nova informação não se relaciona a conceitos já existentes na estrutura cognitiva sendo arbitrariamente armazenada e, portanto, pouca ou nenhuma interação ocorre entre a nova informação adquirida e aquela já armazenada.
C) Aprendizagem significativa ocorre quando uma nova informação é relacionada a um aspecto relevante, já existente, na estrutura cognitiva do aprendiz.



5) “ - O que são notas papai?
    - São números que os professores colocam no boletim, números que dizem quanto você aprendeu.”
A avaliação permite ao professor acompanhar, diagnosticar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, segundo Lukesi. E deve ser utilizado também como forma de repensar a prática pedagógica. Em algumas escolas, as notas representam resultados de instrumentos de avaliação que foram aplicados, no entanto, como “medir” o que foi aprendido?  Sobre essa questão, é correto afirmar:
A) Não basta avaliar a aprendizagem priorizando a questão do aspecto quantitativo (a nota) sobre o qualitativo (o que foi apreendido).
B) O único objetivo da avaliação é somativa, ou seja, classificar o aluno para determinar se ele será aprovado ou reprovado e está vinculada à noção de medir.
C) Ao avaliar o professor não deve utilizar técnicas diversas e instrumentos variados, pois esse procedimento inviabilizará a observação da condição real dos alunos.

6) “Quer dizer que o que eu aprendi fora da escola não vale nada lá dentro?”
Vygotsky não ignora as definições biológicas da espécie humana; no entanto, atribui uma enorme importância à dimensão social, que fornece instrumentos e símbolos que medeiam a relação da pessoa com o mundo, e que acabam por fornecer também seus mecanismos psicológicos e formas de agir nesse mundo. Segundo sua teoria é correto afirmar:
A)     Não é preciso esperar até que o aluno esteja “pronto” (do ponto de vista do desenvolvimento) para adquirir um determinado conhecimento.
B)     A escola não deve valorizar, especialmente, as interações entre os diferentes. Sendo assim, devemos entender também que as salas de aula heterogêneas são preocupantes. A escola precisa criar turmas homogêneas que favoreçam a aprendizagem de todos no mesmo ritmo e nível.
C)     A interação social favorece a aprendizagem, mas as experiências de aprendizagem não necessitam estruturar-se de modo a privilegiarem a colaboração, a cooperação e intercâmbio de pontos de vista na busca conjunta do conhecimento.