Instituto de
Educação Carmela Dutra
Disciplina CDPEF –
3ª série
FICHA PINÓQUIO ÀS
AVESSAS (Rubem Alves)
Aluno
(a)_________________________________________________Turma ____________ VALOR ___________
1) “Pinóquio era um menino de
madeira, não era um menino de verdade. Para se tornar um menino de verdade, ele
teria de ir à escola. Pinóquio fugiu da escola, aí lhe cresceram as orelhas e
rabo de burro. Quem não vai à escola fica burro” (...)
Assinale a
alternativa que NÂO está de acordo com o período acima.
A) A criança é um
ser que precisa “se construir” (uma sementinha), precisa de ajuda para florir e
precisa da escola para orienta-lo nesse processo de aprendizado dos
conhecimentos construídos historicamente, os quais só terá acesso através dela.
E todas as crianças são iguais.
B) A criança é uma
página em branco, não tem conhecimentos que serão importantes para sua vida,
por isso, a escola precisa realizar a tarefa de ensinar, preparando-as.
C) A criança traz
conhecimentos para o ambiente escolar. É um ser sócio, histórico e cultural.
2) A ideia de que só a escola poderia
fazer do menino de madeira, gente de verdade, carrega em si a ideia de
que:
A) A educação formal
não tem valor. O que tem valor é a educação para a vida.
B) A educação
informal acontece em todos os locais e é a mais importante. É toda atividade
sistematizada e organizada.
C) A educação formal
é institucionalizada e é através dela as crianças têm acesso aos conhecimentos
construídos historicamente pela sociedade que os considera imprescindíveis. Para
muitas pessoas, apenas os conhecimentos vinculados pela escola têm valor, não
promovendo nenhuma relação dos conhecimentos científicos com os conhecimentos
dos alunos.
3) Curiosidade, criatividade,
imaginação, investigação, afetividade... São aspectos que fazem parte do
processo de aprendizagem, no entanto, para algumas teorias da aprendizagem,
essas habilidades não são valorizadas. Assinale a opção, cuja teoria não
valoriza esses aspectos no processo de aprendizagem:
A) Humanismo
B) Cognitivismo
C)
Comportamentalismo
4) Ausubel elaborou a teoria da
aprendizagem significativa. Segundo ele, há uma diferença entre aprendizagem
significativa e aprendizagem mecânica. Segundo sua teoria, podemos afirmar que:
A) Aprendizagem
significativa não ocorre quando uma nova informação é relacionada a um aspecto
relevante, já existente, na estrutura cognitiva do aprendiz.
B) A aprendizagem
mecânica não ocorre quando a nova informação não se relaciona a conceitos já
existentes na estrutura cognitiva sendo arbitrariamente armazenada e, portanto,
pouca ou nenhuma interação ocorre entre a nova informação adquirida e aquela já
armazenada.
C) Aprendizagem
significativa ocorre quando uma nova informação é relacionada a um aspecto
relevante, já existente, na estrutura cognitiva do aprendiz.
5) “ - O que são notas papai?
- São números que os professores colocam no
boletim, números que dizem quanto você aprendeu.”
A avaliação permite
ao professor acompanhar, diagnosticar o processo de ensino e aprendizagem dos
alunos, segundo Lukesi. E deve ser utilizado também como forma de repensar a
prática pedagógica. Em algumas escolas, as notas representam resultados de
instrumentos de avaliação que foram aplicados, no entanto, como “medir” o que
foi aprendido? Sobre essa questão, é
correto afirmar:
A) Não basta avaliar
a aprendizagem priorizando a questão do aspecto quantitativo (a nota) sobre o
qualitativo (o que foi apreendido).
B) O único objetivo
da avaliação é somativa, ou seja, classificar o aluno para determinar se ele
será aprovado ou reprovado e está vinculada à noção de medir.
C) Ao avaliar o
professor não deve utilizar técnicas diversas e instrumentos variados, pois
esse procedimento inviabilizará a observação da condição real dos alunos.
6) “Quer dizer que o que eu aprendi
fora da escola não vale nada lá dentro?”
Vygotsky não ignora
as definições biológicas da espécie humana; no entanto, atribui uma enorme
importância à dimensão social, que fornece instrumentos e símbolos que medeiam
a relação da pessoa com o mundo, e que acabam por fornecer também seus
mecanismos psicológicos e formas de agir nesse mundo. Segundo sua teoria é
correto afirmar:
A) Não é preciso esperar até que o
aluno esteja “pronto” (do ponto de vista do desenvolvimento) para adquirir um
determinado conhecimento.
B) A escola não deve valorizar,
especialmente, as interações entre os diferentes. Sendo assim, devemos entender
também que as salas de aula heterogêneas são preocupantes. A escola precisa
criar turmas homogêneas que favoreçam a aprendizagem de todos no mesmo ritmo e
nível.
C) A interação social favorece a
aprendizagem, mas as experiências de aprendizagem não necessitam estruturar-se
de modo a privilegiarem a colaboração, a cooperação e intercâmbio de pontos de
vista na busca conjunta do conhecimento.