CURRÍCULO
(CONTINUAÇÃO)
TIPOS
DE CURRÍCULO
Segundo
as palavras de Libâneo:
Currículo real:
É idealizado pela prática do professor, ou a reação do aluno ante ao que
está sendo apreendido e retido pelos mesmos, através de um projeto pedagógico e
um plano de ensino. É a execução de um plano, é a efetivação do que foi
planejado, mesmo que neste caminho aconteça mudanças, intervenção da própria
experiência dos professores, decorrente de seus valores, crenças e
significados. Para que isto possa se realizar é preciso a efetivação do que foi
planejado. Muitas modificações nesse processo podem ocorrer. É o planejamento e
ação.
Currículo oculto: (atitudes/ comportamentos/
valores/ orientações) é a representação de tudo o que os alunos aprendem pela
convivência e a espontaneidade a várias práticas, comportamentos, atitudes,
gestos, percepção que vigoram no ambiente social e escolar. Este currículo é
representado pelas influências que afetam a aprendizagem do aluno e o trabalho
do professor provenientes das experiências culturais, dos valores e
significados trazidos pelas pessoas de seu meio social e vivenciado na própria
escola, ou seja, das práticas e experiências compartilhadas em escola e nas
salas de aula. São todas as manifestações em ambiente escolar. São as
simbologias que formam o ambiente escolar, que não estão expressos em palavras
ou não estão formalmente no papel.
Currículo prescrito: é aquele que existe em toda
instituição de ensino, sendo o mesmo elaborado por órgãos políticos
administrativos ou nos gabinetes das secretarias federais, estaduais e
municipais, funcionando como referência básica a toda organização, prescrição
ou orientação do currículo escolar garantido uma educação de qualidade a todos
os cidadãos. É tudo aquilo que é determinado pelo sistema de ensino.