BLOGGER PARA CONSULTA E ACOMPANHAMENTO DOS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS NAS AULAS DA DISCIPLINA CDPEF (CONHECIMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS EM ENSINO FUNDAMENTAL) COM BASE NO CURRÍCULO MÍNIMO 2013 - SEEDUC, AINDA EM VIGOR.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

1ºBIMESTRE - EXERCÍCIOS - TIPOS DE CURRÍCULO


Complete Oculto, Real ou Prescrito

Currículo ______ é o que de fato ocorre na sala de aula, resultado de metas estabelecidas no projeto pedagógico e um plano de ensino. Se resume em práticas, atitudes, comportamentos e percepções geradas no meio social e escolar. 

O Currículo ___é na verdade é um conjunto de pressupostos legais e convenções que regulamentam de forma homogênea o papel de transmitir “uma cultura” com um único currículo para todo território nacional. 

Currículo ______ pode ser conceituado como práticas que não estão prescritas, mas é existente e está presente no planejamento. 

O currículo ______ é constituído pelos aspectos do ambiente escolar que, corrobora de forma implícita e fundamentalmente o que se aprende são atitudes, comportamentos, valores e orientações.

respostas

real
formal
real
oculto

1ºBIMESTRE - TIPOS DE CURRÍCULO


CURRÍCULO (CONTINUAÇÃO)

TIPOS DE CURRÍCULO
Segundo as palavras de Libâneo:

Currículo real:   É idealizado pela prática do professor, ou a reação do aluno ante ao que está sendo apreendido e retido pelos mesmos, através de um projeto pedagógico e um plano de ensino. É a execução de um plano, é a efetivação do que foi planejado, mesmo que neste caminho aconteça mudanças, intervenção da própria experiência dos professores, decorrente de seus valores, crenças e significados. Para que isto possa se realizar é preciso a efetivação do que foi planejado. Muitas modificações nesse processo podem ocorrer. É o planejamento e ação. 


Currículo oculto: (atitudes/ comportamentos/ valores/ orientações) é a representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência e a espontaneidade a várias práticas, comportamentos, atitudes, gestos, percepção que vigoram no ambiente social e escolar. Este currículo é representado pelas influências que afetam a aprendizagem do aluno e o trabalho do professor provenientes das experiências culturais, dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu meio social e vivenciado na própria escola, ou seja, das práticas e experiências compartilhadas em escola e nas salas de aula. São todas as manifestações em ambiente escolar. São as simbologias que formam o ambiente escolar, que não estão expressos em palavras ou não estão formalmente no papel.


Currículo prescrito: é aquele que existe em toda instituição de ensino, sendo o mesmo elaborado por órgãos políticos administrativos ou nos gabinetes das secretarias federais, estaduais e municipais, funcionando como referência básica a toda organização, prescrição ou orientação do currículo escolar garantido uma educação de qualidade a todos os cidadãos. É tudo aquilo que é determinado pelo sistema de ensino.

1ºBIMESTRE - EXERCÍCIO CURRÍCULO DEFINIÇÃO ABRANGÊNCIA FINALIDADE


Exercício

1 - Monte um acróstico com a Palavra Currículo.
2 - Defina com suas palavras Currículo a partir do conceito atual
3 - Diferencie Currículo de abrangência restrita da abrangência ampla.
4 - Qual a finalidade do currículo?