BLOGGER PARA CONSULTA E ACOMPANHAMENTO DOS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS NAS AULAS DA DISCIPLINA CDPEF (CONHECIMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS EM ENSINO FUNDAMENTAL) COM BASE NO CURRÍCULO MÍNIMO 2013 - SEEDUC, AINDA EM VIGOR.

domingo, 17 de março de 2019

1º BIMESTRE - INTERAÇÃO DISCIPLINAR RESUMO E EXERCÍCIOS


IDEIAS CENTRAIS

Multidisciplinar
Dialogam mas não cooperam.
Cada uma trabalha isoladamente.

Pluridisciplinar
Relação e cooperação. Um contato maior entre as disciplinas. Já há algum diálogo, embora ainda se trabalhe por disciplina. Há uma cooperação, mas não está coordenado. Há trocas ainda que não seja organizada. Sua finalidade é multidisciplinar.

 Interdisciplinar
Existe diálogo, cooperação e coordenação entre as disciplinas.
Pedagogia de projetos
Planejamento cooperativos, integrados.
Currículo mais moderno.
O conhecimento passa de algo setorizado para algo mais integrado. Há uma interação entre as disciplinas, trocas de dados, troca de métodos etc. Diálogo constante e sistematizando entre as disciplinas (Ciências)

Transdisciplinar
Implementando por Piaget.
Integração total das disciplinas sendo quase impossível distingui-las
O que se encontra entre, através e além das disciplinas.


EXERCÍCIO
1 - No campo da educação, os termos globalização, quebra de barreiras, estreitamento de relações são cada vez mais utilizados para resumir o atual momento de evolução e desenvolvimento que o mundo está vivendo. Essas transformações requerem uma postura interdisciplinar. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
a) No desenvolvimento de atividades interdisciplinares, o aluno constrói o conhecimento sozinho.
b) A função da interdisciplinaridade é apresentar aos alunos possibilidades diferentes de olhar um mesmo fato.
c) A interdisciplinaridade é compreendida como uma forma de trabalhar, em cada disciplina, seu tema específico.
d) A interdisciplinaridade caracteriza-se por ser uma inclusão na qual não há limites entre as disciplinas.
e) A aprendizagem interdisciplinar dispensa um planejamento em conjunto, como a metodologia de projetos.

2 - Entre os princípios que fundamentam a organização e gestão do currículo da escola brasileira e pelos quais se revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante, está a abordagem interdisciplinar.
A definição que melhor expressa o conceito desta abordagem é:
a) A expressão das frações do conhecimento hierarquizadas conforme critérios de importância do conhecimento.
b) O estudo de um objeto de uma disciplina pelo ângulo de várias outras ao mesmo tempo, restringindo-se a uma disciplina.
c) O conhecimento próprio da disciplina, mas está para além dela, na relação entre o todo e a parte e entre a parte e o todo.
d)Estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar.
e) Trabalho de integração das diferentes áreas do conhecimento, em um trabalho de cooperação e troca, aberto ao diálogo e ao planejamento.

3 - Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.
O currículo é uma práxis que ocorre em condições concretas de interações sociais e culturais.
Certo
Errado

4 - Kuenzer (2009) ao discorrer em seu livro “Ensino Médio", sobre a proposta pedagógica da escola, defende que do ponto de vista metodológico a transdisciplinaridade, desempenha papel fundamental. Assinale a alternativa que define o termo transdisciplinaridade para a autora.
a) Implica a contribuição de diferentes disciplinas para a análise de um objeto, que, no entanto, mantêm seus pontos de vista, seus métodos, seus objetos, suas autonomias.
b) Trata-se da articulação entre duas disciplinas para análise de um objeto, mantendo integração entre ambas quanto aos procedimentos metodológicos.
c)Implica a construção de um novo objeto, com metodologia peculiar, a partir da integração de diferentes disciplinas, que se descaracterizam como tais, perdem seus pontos de vista particulares e sua autonomia para constituir um novo campo do conhecimento.
d)Implica a articulação de diferentes disciplinas para trabalharem com a mesma temática, porém dentro de suas especificidades.
e) Trata-se de várias disciplinas trabalharem diferenciadamente um tema proposto.

5 - Na construção e execução de uma proposta pedagógica, a “transposição didática’’ é considerada um instrumento através do qual o conhecimento científico pode ser transformado em conhecimento escolar. Segundo teóricos da Educação, significa analisar, selecionar e inter-relacionar o conhecimento científico adequando-o às reais possibilidades cognitivas dos estudantes. Dentre os recursos considerados mais importantes para instrumentalizar a transposição didática encontram-se

    A interdisciplinaridade e contextualização.
    B interdisciplinaridade e cronologia.
    C transdisciplinaridade e cronologia.
    D contextualização e globalização.

6 -  “Conforme Ivani Fazenda (2002) a interdisciplinaridade na educação tem como ponto de partida questionar a ____________1 entre as diferentes disciplinas, que não considera as ____________2 e ____________3 entre os diversos campos do conhecimento nem tampouco a ____________4 que esses campos exercem uns sobre os outros”.

    A posição1, especificidades2, aspectos3, priorização4
    B essência1, características2, objetos3, hierarquia4
    C união1, concepções2, tópicos3, força4
    D segmentação1, relações2, inter-relações3, influência4

7 - O conceito de interdisciplinaridade assume que toda disciplina apresenta um conhecimento que mantém diálogo permanente com outros conhecimentos.

    Certo
    Errado
8 - Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade:

    A gera saberes.
    B tem a pretensão de conceber novas disciplinas.
    C compreende um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista.
    D cria condições de ensino em função das relações dinâmicas entre as disciplinas afins.
    E utiliza os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema abstrato.

9 - Interdisciplinaridade é o processo de interação e engajamento dos educadores, num trabalho conjunto, de interação de disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade, de modo a superar a fragmentação do ensino, objetivando a formação integral dos alunos, a fim de que exerçam a cidadania, mediante uma visão global de mundo e com capacidade para enfrentar os problemas complexos, amplos e globais da realidade.

(Fonte: LÜCK, H. Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1995)


A interdisciplinaridade constitui condição para a melhoria da qualidade do ensino mediante a superação contínua da sua já clássica fragmentação, uma vez que orienta a formação global.


                                                   PORQUE


A interdisciplinaridade se trata de uma proposta baseada em preceitos tayloristas, os quais se fundamentam na filosofia positivista, corrente criada pelo francês Auguste Comte.


A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar:

    A I e II são proposições falsas.
    B I e II são proposições verdadeiras e II é uma justificativa correta de I.
    C I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta de I.
    D I é uma proposição falsa e II é uma proposição verdadeira.
    E I é uma proposição verdadeira e II é uma proposição falsa.