IDEIAS CENTRAIS
Multidisciplinar
Dialogam mas não
cooperam.
Cada uma trabalha isoladamente.
Pluridisciplinar
Relação e
cooperação. Um contato maior entre as disciplinas. Já há algum diálogo, embora
ainda se trabalhe por disciplina. Há uma cooperação, mas não está coordenado.
Há trocas ainda que não seja organizada. Sua finalidade é multidisciplinar.
Interdisciplinar
Existe diálogo,
cooperação e coordenação entre as disciplinas.
Pedagogia de
projetos
Planejamento
cooperativos, integrados.
Currículo mais
moderno.
O conhecimento passa
de algo setorizado para algo mais integrado. Há uma interação entre as
disciplinas, trocas de dados, troca de métodos etc. Diálogo constante e
sistematizando entre as disciplinas (Ciências)
Transdisciplinar
Implementando por Piaget.
Integração total das
disciplinas sendo quase impossível distingui-las
O que se encontra
entre, através e além das disciplinas.
EXERCÍCIO
1 - No campo da
educação, os termos globalização, quebra de barreiras, estreitamento de
relações são cada vez mais utilizados para resumir o atual momento de evolução
e desenvolvimento que o mundo está vivendo. Essas transformações requerem uma
postura interdisciplinar. Com base nessas informações, assinale a alternativa
correta.
a) No
desenvolvimento de atividades interdisciplinares, o aluno constrói o
conhecimento sozinho.
b) A função da interdisciplinaridade
é apresentar aos alunos possibilidades diferentes de olhar um mesmo fato.
c) A
interdisciplinaridade é compreendida como uma forma de trabalhar, em cada
disciplina, seu tema específico.
d) A
interdisciplinaridade caracteriza-se por ser uma inclusão na qual não há
limites entre as disciplinas.
e) A aprendizagem
interdisciplinar dispensa um planejamento em conjunto, como a metodologia de
projetos.
2 - Entre os
princípios que fundamentam a organização e gestão do currículo da escola
brasileira e pelos quais se revelam a visão de mundo que orienta as práticas
pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante, está a
abordagem interdisciplinar.
A definição que
melhor expressa o conceito desta abordagem é:
a) A expressão das
frações do conhecimento hierarquizadas conforme critérios de importância do
conhecimento.
b) O estudo de um
objeto de uma disciplina pelo ângulo de várias outras ao mesmo tempo,
restringindo-se a uma disciplina.
c) O conhecimento
próprio da disciplina, mas está para além dela, na relação entre o todo e a
parte e entre a parte e o todo.
d)Estudo das
características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da
comunidade escolar.
e) Trabalho de integração das
diferentes áreas do conhecimento, em um trabalho de cooperação e troca, aberto
ao diálogo e ao planejamento.
3 - Julgue o próximo
item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.
O currículo é uma
práxis que ocorre em condições concretas de interações sociais e culturais.
Certo
Errado
4 - Kuenzer (2009)
ao discorrer em seu livro “Ensino Médio", sobre a proposta pedagógica da
escola, defende que do ponto de vista metodológico a transdisciplinaridade,
desempenha papel fundamental. Assinale a alternativa que define o termo
transdisciplinaridade para a autora.
a) Implica a
contribuição de diferentes disciplinas para a análise de um objeto, que, no
entanto, mantêm seus pontos de vista, seus métodos, seus objetos, suas
autonomias.
b) Trata-se da
articulação entre duas disciplinas para análise de um objeto, mantendo
integração entre ambas quanto aos procedimentos metodológicos.
c)Implica a construção de um novo
objeto, com metodologia peculiar, a partir da integração de diferentes
disciplinas, que se descaracterizam como tais, perdem seus pontos de vista
particulares e sua autonomia para constituir um novo campo do conhecimento.
d)Implica a
articulação de diferentes disciplinas para trabalharem com a mesma temática,
porém dentro de suas especificidades.
e) Trata-se de
várias disciplinas trabalharem diferenciadamente um tema proposto.
5 - Na construção e
execução de uma proposta pedagógica, a “transposição didática’’ é considerada
um instrumento através do qual o conhecimento científico pode ser transformado
em conhecimento escolar. Segundo teóricos da Educação, significa analisar,
selecionar e inter-relacionar o conhecimento científico adequando-o às reais
possibilidades cognitivas dos estudantes. Dentre os recursos considerados mais
importantes para instrumentalizar a transposição didática encontram-se
A
interdisciplinaridade e contextualização.
B interdisciplinaridade e cronologia.
C transdisciplinaridade e cronologia.
D contextualização e globalização.
6 - “Conforme Ivani Fazenda (2002) a
interdisciplinaridade na educação tem como ponto de partida questionar a ____________1
entre as diferentes disciplinas, que não considera as ____________2 e
____________3 entre os diversos campos do conhecimento nem tampouco a
____________4 que esses campos exercem uns sobre os outros”.
A posição1, especificidades2, aspectos3, priorização4
B essência1, características2, objetos3,
hierarquia4
C união1, concepções2, tópicos3, força4
D
segmentação1, relações2, inter-relações3, influência4
7 - O conceito de
interdisciplinaridade assume que toda disciplina apresenta um conhecimento que
mantém diálogo permanente com outros conhecimentos.
Certo
Errado
8 - Na perspectiva
escolar, a interdisciplinaridade:
A gera saberes.
B tem a pretensão de conceber novas
disciplinas.
C
compreende um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista.
D cria condições de ensino em função das
relações dinâmicas entre as disciplinas afins.
E utiliza os conhecimentos de várias
disciplinas para resolver um problema abstrato.
9 - Interdisciplinaridade
é o processo de interação e engajamento dos educadores, num trabalho conjunto,
de interação de disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade, de
modo a superar a fragmentação do ensino, objetivando a formação integral dos
alunos, a fim de que exerçam a cidadania, mediante uma visão global de mundo e
com capacidade para enfrentar os problemas complexos, amplos e globais da
realidade.
(Fonte: LÜCK, H.
Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis:
Vozes, 1995)
A
interdisciplinaridade constitui condição para a melhoria da qualidade do ensino
mediante a superação contínua da sua já clássica fragmentação, uma vez que
orienta a formação global.
PORQUE
A
interdisciplinaridade se trata de uma proposta baseada em preceitos
tayloristas, os quais se fundamentam na filosofia positivista, corrente criada
pelo francês Auguste Comte.
A respeito dessas
asserções, é CORRETO afirmar:
A I e II são proposições falsas.
B I e II são proposições verdadeiras e II é
uma justificativa correta de I.
C I e II são proposições verdadeiras, mas
II não é uma justificativa correta de I.
D I é uma proposição falsa e II é uma
proposição verdadeira.
E
I é uma proposição verdadeira e II é uma proposição falsa.