BLOGGER PARA CONSULTA E ACOMPANHAMENTO DOS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS NAS AULAS DA DISCIPLINA CDPEF (CONHECIMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS EM ENSINO FUNDAMENTAL) COM BASE NO CURRÍCULO MÍNIMO 2013 - SEEDUC, AINDA EM VIGOR.

quarta-feira, 1 de maio de 2019

2º BIMESTRE - ORGANIZAÇÃO CAMPANHA DO ABRAÇO






DUAS ATIVIDADES PRÁTICAS:


CAMPANHA DO ABRAÇO E FEIRA DE TROCA
 Proposta

Neste bimestre estaremos estudando o ensino da História e a Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, trabalharemos  o homem e os impactos de sua ação/relação com o meio, consigo e com os outros, seja o meio físico ou social.
Vivemos um momento onde conceitos como respeito, liberdade, solidariedade, ética, responsabilidade, cidadania... Precisam ser resgatados e trabalhados por todos nós. O objetivo é promover a reflexão, estabelecer oportunidades de estreitamento dos laços de amizade e respeito, desenvolver a empatia, a cidadania... Promovendo uma cultura de solidariedade e sustentabilidade. Uma consciência ambiental crítica e fraterna!

Primeira atividade

Campanha do Abraço




 Cronograma
 Maio - semana de  19 a 24
Observação O dia do abraço é comemorado dia 22 de maio.

Etapas


1 - Divisão dos grupos
Fazer a relação dos grupos em uma folha e entregar à professora

2 - Tarefas de todos os grupos

2.1 Pesquisar sobre o dia do abraço e sobre campanhas. Ver exemplos de dinâmicas, músicas sobre o assunto, abordagens etc e trazer semana que vem.

2.2 Separar metas para os grupos

a) Grupo monitores (3 grupos deverão trabalhar como monitores, distribuindo abraços sem obrigar as pessoas a abraçar. Lembrar que o abraço deve ser espontâneo e é um convite, deve acontecer com o devido respeito e carinho, de acordo com a disponibilidade de cada um. Forçar o abraço não é abraçar, é desrespeitar o momento daquela pessoa.)
Esses grupos devem utilizar plaquinhas oferecendo abraços (ou blusas com plaquinhas de papel " Você aceita um braço?"), balões de coração etc. Dois grupos ficarão no pátio, o outro deverá se dirigir aos setores da escola: direção, secretaria, soe, sop, sala dos professores, biblioteca, cozinha, coordenação, departamento pessoal e setor de limpeza.

b) Grupo incentivador (3 grupos)
Esses grupos devem organizar o espaço:

Grupo da música - Tocar e cantar músicas sobre amizade.

Grupo multiplicador - Distribuir informações sobre a importância do abraço desde aspectos físicos até emocionais.

Grupo da ornamentação - Ornamentar o espaço com frases e algumas placas. Distribuir mensagens, corações... Que falem sobre o valor de um abraço. 

A atividade deve ter a duração de 50 minutos.
Ao final, os grupos devem recolher todo o material, exceto, as plaquinhas que podem ficar no pátio. As placas NÃO podem ser COLADAS na parede. Prender as placas nas grades, confeccionar um varal de placas entre as pilastras do pátio etc. Busquem formas de trabalhar sem sujar o espaço e sem danificar as paredes.
Os alunos que saírem do pátio no momento da atividade e se distanciarem da atividade, ficarão sem a pontuação total.
Pontuação: 2,5


Sugestões da internet sobre a campanha do abraço:
















2ºBIMESTRE - EIXO DO BIMESTRE

Eixo do 2º Bimestre

Compreender as contribuições das concepções pedagógicas para o processo ensino aprendizagem ajudará o aluno a refletir sobre esses diferentes processos, e a perceber que toda ação pedagógica não é dissociada da atitude política e filosófica. Portanto, deve estar diretamente relacionada à necessidade da reflexão sobre as escolhas dos conteúdos, das metodologias e sua aplicação. Os conhecimentos previstos para este bimestre devem promover o desenvolvimento de um pensamento mais elaborado, objetivando a ampliação dos saberes e a provocação de mudanças na relação do sujeito com o meio.

Habilidades e Competências a serem desenvolvidas

Compreender os diferentes processos que constituem o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos a partir das diferentes concepções pedagógicas que norteiam a prática educativa.
Desenvolver a aprendizagem comprometida com o estudo, com a pesquisa e construção da autonomia intelectual.
Compreender os processos de construção de conceitos a partir dos Referenciais Curriculares, Diretrizes e Parâmetros da História e da Geografia e as transversalidades no cotidiano escolar

No caso, trabalharemos com a BNCC.