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quarta-feira, 7 de agosto de 2019

3º BIMESTRE - GRUPO ESCOLAR / ESCOLAS GRADUADAS


No período republicano, os grupos escolares, conhecidos também como escolas graduadas, foram responsáveis por disseminar uma nova organização da instrução primária. Outra modalidade escolar, considerada intermediaria, entre o Grupo Escolar e a escola isolada, de baixo custo, que difundiu-se também como escola graduada, foram as Escolas Reunida

O conceito de “Grupo Escolar” surgiu em São Paulo no ano de 1893. A palavra “grupo” indicava a reunião das antigas escolas isoladas de uma localidade. O modelo acabou se consolidando pelo Brasil. Eram escolas simples, a maioria de madeira, com salas de aula, sala de professores, pátio e secretaria. Não havia nenhum recurso a mais do que o quadro negro. E era no próprio grupo escolar que as novas professoras aprendiam a profissão. A construção e manutenção era dos estados, ou das prefeituras municipais..
Na falta de material didático, os professores escreviam no quadro negro o conteúdo que copiavam de livros ou cartilhas. Ou faziam longos ditados. A maior parte do tempo era utilizada para copiar.  Muito tempo passou, mas o antigo modelo pouco mudou no interior do Brasil...

Imagem da internet

 https://pt.slideshare.net/julhinhacamara/grupos-escolares-no-brasil

 No Brasil, os grupos escolares foram as principais instituições educacionais a difundirem o ensino por graduação.  
 As escolas graduadas no estado paulista tiveram seu processo de implementação decorrente de profundas transformações no ensino primário, “de uma escola de ler escrever - contar para uma escola de educação integral com um programa enriquecido e enciclopédico; de uma escola de acesso restrito para uma de acesso obrigatório, generalizado e universalizado (SOUZA, 1998, p. 31:32).  
A escola graduada se constituía, nas primeiras décadas republicanas, como instituição educacional almejada pelos governantes brasileiros. “Tal centralidade se evidenciará em termos de interiorização e de expansão, inclusive com a atuação crescente de poderes locais e regionais no processo de escolarização” (SCHUELER, SÁ e FERRO, 2010, p.128). Nas definições de Souza (2008, p. 114), a escola graduada, 

 [...] fundamentava-se essencialmente na classificação dos alunos pelo nível de conhecimento em agrupamentos supostamente homogêneos, implicando a constituição das classes. Pressupunha, também, a adoção do ensino simultâneo, a racionalização curricular, controle e distribuição ordenada dos conteúdos e do tempo (graduação dos programas e estabelecimento de horários), a introdução de um sistema de avaliação, a divisão do trabalho docente e um edifício escolar compreendendo várias salas de aula e vários professores. O modelo colocava em correspondência a distribuição do espaço com os elementos da racionalização pedagógica – em cada sala de aula uma classe referente a uma série; para cada classe, um professor. 

 O método simultâneo veio em substituição do método individual e se instituiu como um elemento importante na organização da escola graduada, pois por meio deste método “o professor ensinava a mesma lição a todos os alunos com se fossem um só, sendo, para isso, necessário homogeneizar os grupos redistribuindo os alunos em graus e classes” (POUBEL E SILVA, 2008, p.1). Os grupos escolares foram os estabelecimentos de ensino responsáveis pela divulgação da escola graduada em todo o país. Essa nova organização curricular, faziam com que essas instituições ganhassem destaque no cenário educacional. Considerados como modelos educacionais destinados à escola primária faziam parte da realidade urbana e “fundaram uma representação de ensino que não apenas regulou o comportamento, reencenando cotidianamente, de professores e alunos no interior das instituições escolares, como disseminou valores e normas sociais (e educacionais)(VIDAL, 2006, p.9). Dessa forma, “os grupos escolares constituíram-se numa nova modalidade de escola primária, uma organização mais complexa, racional e moderna. Essa inovação significou profundas transformações na organização e na constituição dos sistemas estaduais de ensino público no país” (Souza, 2006, p.24). Contudo, os grupos escolares não foram a única instituição educacional a implantar o modelo graduado. Havia outro estabelecimento de ensino considerado como intermediário, entre o Grupo Escolar e a Escola Isolada, de baixo custo, que se difundiu como escolas graduadas, as Escolas Reunidas. As Escolas Reunidas tiveram sua maior expressividade no estado de São Paulo. No entanto, no primeiro momento foram consideradas pelos governantes paulistas,

 [...] como um tipo de escola provisória que deveria desaparecer em breve, as escolas reunidas foram se incorporando ao sistema público de ensino como resultado das demandas populares pela escola pública em bairros e vilas onde se verificava a aglomeração de crianças e havia a impossibilidade de implantação do grupo escolar devido aos seus critérios legais estabelecidos para a criação dos mesmos (SOUZA, 2008, p. 144). As Escolas Reunidas tiveram um importante papel no cenário educacional paulista, pois proporcionaram o acesso à educação da população infantil moradoras de bairros e vilas onde não havia grupos escolares (SOUZA, 2009). O modelo reunido composto por escolas isoladas de São Paulo foram exemplo para as demais escolas desse porte em todo o país. 

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 http://revistaleph.uff.br/index.php/REVISTALEPH/article/viewFile/62/56