BLOGGER PARA CONSULTA E ACOMPANHAMENTO DOS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS NAS AULAS DA DISCIPLINA CDPEF (CONHECIMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS EM ENSINO FUNDAMENTAL) COM BASE NO CURRÍCULO MÍNIMO 2013 - SEEDUC, AINDA EM VIGOR.

domingo, 24 de fevereiro de 2019

1º BIMESTRE - TEORIAS DO CURRICULO


1º BIMESTRE - INTERAÇÃO DISCIPLINAR

A partir do conceito atual de currículo, observamos que, segundo a atual definição do mesmo, as disciplinas, ou melhor, o conhecimento deve ser trabalhado de forma interdisciplinar e transdisciplinar. Mas o que isso significa?

Podemos dizer que a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são abordagens de integração disciplinar, mecanismos, concepções de integração entre os conhecimentos e suas disciplinas.

E quando isso aconteceu, já que os conceitos anteriores sobre Currículo  não apresentavam estes termos?
A necessidade dessas novas abordagens surge entre a década de 60 e 70 no século XX em decorrência da crise  social, ambiental, política nas diversas partes do mundo, refletindo a própria crise do pensamento civilizatório, cujas explicações e paradigmas não dão conta da realidade. A complexidade do mundo exige análises mais integradas, qualquer acontecimento humano apresenta diversas dimensões, visto que a realidade é MULTIFACETADA. Então, a compreensão do mundo, da realidade requer a consideração das informações a partir de diversas dimensões. Avanço da ciência, da tecnologia, aparecimento do computador, a internet, o conceito de globalização... Muitos fenômenos sociais transformaram o cenário da humanidade: o "espaço físico" cada vez mais amplo em decorrência de um mundo virtual, as relações sociais com suas transformações, o conhecimento também se ampliando e as informações acontecendo em tempo recorde.
Importante lembrar que não há a rejeição da abordagem disciplinar convencional, no entanto, o tratamento dos conteúdos requer uma superação da fragmentação do saber, o homem atual vê o mundo por outro prisma e percebe a necessidade de uma educação cujo foco é a dimensão do homem integral, que apropria-se do conhecimento de forma contextualizada. Dessa forma o entendimento do ensino pela perspectiva  curricular disciplinar, com sua organização estanque e rígida aos poucos vai sendo adaptada e transformada para um currículo que promova essa contextualização dos conhecimentos.
Essa INTERAÇÃO para o currículo é uma proposta que interfere desde a elaboração do documento como na organização dos espaços e tempos escolares. Nas formas de planejamentos, nas relações do espaço escolar e da participação dos seus sujeitos.

Vamos partir para o termo DISCIPLINA.
É dar limites ao espaço, ao campo de trabalho e pesquisa. Trabalhar de forma disciplinar seria direcionar o "olhar" a partir de uma única ótica, um único direcionamento, único foco...
No entanto, podemos relacionar os conhecimentos das disciplinas de diversas formas, observando assim, os conhecimentos por diferentes parâmetros, dependendo da forma como abordamos, relacionamos esses conteúdos (conhecimentos).

INTERDISCIPLINAR

Neste tipo de interação, de integração dos conhecimentos, trabalhos com as diferentes disciplinas, ou seja, com a "divisão" das disciplinas, porém, estas sofrem uma interação entre seus conteúdos, oportunizando um conhecimento mais completo.
Na dimensão interdisciplinar duas ou mais disciplinas  relacionam os seus conteúdos. 
Essa abordagem interdisciplinar só acontece quando os conteúdos das disciplinas se relacionam para a ampla compreensão de um tema estudado. "A relação entre as matérias é a base de tudo. 
 Por exemplo, ao trabalhar conteúdos de Ciências Naturais de forma interdisciplinar, os alunos fazem pesquisas buscando informações, fazem registros de observações, anotam e quantificam dados. Nestas atividades, os estudantes utilizam-se de conhecimentos relacionados à Língua Portuguesa, à Matemática, além de outras disciplinas. Podemos entender como intercâmbio mútuo e interação de diversos conhecimentos de forma recíproca e coordenada; perspectiva metodológica comum a todos; integrar os resultados; permanecem os interesses próprios de cada disciplina, porém, buscam soluções dos seus próprios problemas através da articulação com as outras disciplinas.


 Há uma complementaridade entre as disciplinas.

TRANSDISCIPLINAR

É uma etapa superior a interdisciplinaridade; não atinge apenas as interações ou reciprocidades, mas situa essas relações no interior de um sistema total;  interação global das várias ciências; inovador; não é possível separar as matérias. 


Essa transdisciplinaridade pode ser entendida como uma unidade, pois o conhecimento é percebido, estudado através de suas diversas faces, não apenas por perspectivas isoladas, ainda que relacionadas como na interdisciplinaridade. É um grau maior de interação e de troca. Veja que temos um triângulo, uma unidade formada por todos esses conhecimentos. Precisamos compreender que não existe só a colaboração das disciplinas entre si, mas um pensamento organizador, norteador que ultrapassa essas disciplinas.

“a Transdisciplinaridade é complementar da aproximação disciplinar; ela faz emergir da confrontação das disciplinas novos dados que as articulam entre si e que nos dão uma nova visão da natureza e da realidade." (Artigo 3 - Carta da Transdisciplinaridade)



Fontes
AIRES, J.A. Integração Curricular e Interdisciplinaridade: sinônimos? Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n.1, p. 215-230, jan./abr., 2011.
FERIOTTI, M. L; CAMARGO, D. M. P. Educação, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: desenvolvendo conceitos. Rev. Teoria e Prática da Educação, v.10, n.2, p. 237-249, maio/ago. 2007. FERREIRA, N. R. S. Currículo: espaço interdisciplinar de experiências formadoras do professor da escola de educação básica. R. Interd., São Paulo, Volume 1, número 0, p.11-22, Out, 2010.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3.ed. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SANTOMÉ, J. T. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SILVA, A. L. G. ARTE. In: Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir. Org. Ivani Catarina Arantes Fazenda; Coord. Téc. Hermínia Prado Godoy. São Paulo: Cortez, 2014. p. 38-42.




O vídeo a seguir ajudará o nosso entendimento sobre os termos acima. Ele inclui mais dois termos que não foram citados no texto, mas que podem cair nos concursos e são importantes para o nosso entendimento sobre a interação disciplinar e a proposta de currículo na atualidade. Fonte Youtube. Canal: Phronesis