VAMOS ENTENDER UM POUCO DESSA ORGANIZAÇÃO E TEMPO ESCOLAR AO LONGO DA HISTÓRIA?
MUITOS DOCUMENTOS, LIVROS, ARTIGOS, TESES FALAM, DESCREVEM AS "MODALIDADES", PODEMOS DIZER ASSIM, DE ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS QUE PROMOVIAM O ENSINO.
CONFORME VIMOS NO VÍDEO "ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO" NEM SEMPRE ESSA ORGANIZAÇÃO FOI COMO A CONHECEMOS ATUALMENTE. VAMOS VER ALGUNS FORMATOS DE ORGANIZAÇÃO E INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA PONTUAREM NOSSA COMPREENSÃO:
ESCOLAS ISOLADAS
imagem retirada da internet
Escola Isolada Nova Romastak/Foto: Arquivo da Escola
Estadual Lamenha Pequena, década de 1960.
As escolas
isoladas existiam antes
dos grupos escolares,
mas com a
república elas foram (re)
organizadas (HOELLER, 2009),
elas eram caracterizadas por se
localizarem em zonas
rurais ou suburbanas,
e por terem
somente um professor
que lecionava para o
1º, 2º e
3º anos, ao
mesmo tempo, em uma
casa, que podia
ser do próprio docente, ou no
salão da igreja, ou em alguma casa cedida pela comunidade. Tinham como característica um funcionamento unitário e autônomo.
Abaixo segue um link em pdf de um estudo sobre as escolas isoladas, reunidas e grupos escolares no Estado de São Paulo:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/viewFile/1984723814272013201/2816