BLOGGER PARA CONSULTA E ACOMPANHAMENTO DOS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS NAS AULAS DA DISCIPLINA CDPEF (CONHECIMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS EM ENSINO FUNDAMENTAL) COM BASE NO CURRÍCULO MÍNIMO 2013 - SEEDUC, AINDA EM VIGOR.

terça-feira, 6 de agosto de 2019

3º BIMESTRE - SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA - ESCOLAS ISOLADAS

VAMOS ENTENDER UM POUCO DESSA ORGANIZAÇÃO E TEMPO ESCOLAR AO LONGO DA HISTÓRIA?

MUITOS DOCUMENTOS, LIVROS, ARTIGOS, TESES FALAM, DESCREVEM AS "MODALIDADES", PODEMOS DIZER ASSIM, DE ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS QUE PROMOVIAM O ENSINO.
CONFORME VIMOS NO VÍDEO "ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO" NEM SEMPRE ESSA ORGANIZAÇÃO FOI COMO A CONHECEMOS ATUALMENTE. VAMOS VER ALGUNS FORMATOS DE ORGANIZAÇÃO E INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA PONTUAREM NOSSA COMPREENSÃO:

ESCOLAS ISOLADAS

imagem retirada da internet




Escola Isolada Nova Romastak/Foto: Arquivo da Escola Estadual Lamenha Pequena, década de 1960.  

As  escolas  isoladas  existiam  antes  dos  grupos  escolares,  mas  com  a  república elas  foram  (re)  organizadas  (HOELLER,  2009),  elas  eram  caracterizadas  por  se localizarem  em  zonas  rurais  ou  suburbanas,  e  por  terem  somente  um  professor  que lecionava  para  o  1º,  2º  e  3º  anos,  ao  mesmo  tempo, em  uma  casa,  que  podia  ser  do próprio docente, ou no salão da igreja, ou em alguma casa cedida pela comunidade. Tinham como característica um funcionamento unitário e autônomo.  
Abaixo segue um link em pdf de um estudo sobre as escolas isoladas, reunidas e grupos escolares no Estado de São Paulo:
 http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/viewFile/1984723814272013201/2816